quarta-feira, 14 de setembro de 2011

APÓS 106 DIAS, PROFESSORES DA UERN ENCERRAM GREVE E RETOMAM AULA NESTA QUINTA-FEIRA.

Depois de 106 dias sem aulas, os professores da Uern (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) decidiram, na manhã desta quarta-feira (14), encerrar a maior greve na história da instituição. A assembleia que selou o fim da paralisação aconteceu na sede da Aduern (Associação dos Docentes da Uern).

Os estudantes também já haviam decidido, ontem (13), pelo fim do movimento “grevista” de apoio aos professores. Já os técnicos da Uern decidem em assembleia nesta quinta-feira se retornam às atividades.

Com a decisão de professores e alunos, a Uern confirmou que as aulas para os 13 mil estudantes serão retomadas nesta quinta-feira (15). Um novo calendário universitário será definido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uern e apresentado nos próximos dias.



Negociação

Segundo a Aduern, a decisão de encerrar a greve foi tomada após a universidade apresentar um documento onde garante atender parcialmente a pauta de reivindicações da categoria. O Estado ofereceu proposta de reajuste de 27,7% dividida em três anos. A primeira parcela do reajuste será concedida em abril do próximo ano, com aumento salarial de 10,65%. Os demais reajustes serão dados em duas parcelas de 7,65, em 2013 e 2014.

Os professores queriam incluir nos percentuais a garantia da aplicação da inflação acumulada do período, mas não foram atendidos. Apesar de aceitar a proposta, a categoria informou que, apesar de não conseguirem o reajuste pretendido, os docentes avaliaram como “positivo” o movimento e prometem se manter “vigilantes”.



Vestibular

O presidente da Comperve (Comissão Permanente de Vestibular) da Uern, Egberto Mesquita, afirmou que, com o fim da greve, o processo seletivo deve ocorrer entre fevereiro e março de 2012. Com o retorno das atividades, o edital deve ser finalizado e lançado nas próximas semanas.

A Comperve disponibilizou os telefones 0/xx/84/3315-2153 e 0/xx/84/3315-2172, além do email comperve@uern.br, para prestar mais informações aos estudantes que vão se submeter ao processo seletivo 2012.



 
 
Fonte: Blog Cardoso Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário