segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O PAPEL ATUAL DA IMPRENSA NA VISÃO DO PT


A respeito do papel atual da imprensa brasileira na visão do partido:

 
3. Mas o jornalismo marrom de certos veículos, que às vezes chega a práticas ilegais, deve ser responsabilizado toda vez que falsear os fatos ou distorcer as informações para caluniar, injuriar ou difamar.

A inexistência de uma Lei de Imprensa, a não regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da propriedade cruzada de meios, o desrespeito aos direitos humanos presente na mídia, o domínio midiático por alguns poucos grupos econômicos tolhem a democracia, silenciam vozes, marginalizam multidões, enfim criam um clima de imposição de uma única versão para o Brasil.

4. E a crescente partidarização, a parcialidade, a afronta aos fatos como sustentação do noticiário preocupam a todos os que lutam por meios de comunicação que sejam efetivamente democráticos.

Por tudo isso, o PT luta por um marco regulatório capaz de democratizar a mídia no País. As reformas institucionais não estarão completas se não forem acompanhadas da mais profunda democratização da comunicação.

Além de tudo isso, as mudanças tecnológicas e a convergência de mídias precisam ser acompanhadas de medidas que ampliem o acesso, quebrem monopólios e garantam efetiva pluralidade de conteúdos.


FONTE: RRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário