quarta-feira, 11 de abril de 2012

DENGUE TIPO 4 CHEGA A MOSSORÓ E REGIÃO

Motivo de muita preocupação, o vírus tipo 4 da dengue já circula em Mossoró e região. Casos de dengue 4 já foram confirmados em Mossoró e também Assú, segundo informa o coordenador do programa de combate à dengue da 2ª Ursap (2ª Unidade Regional de Saúde Pública), Lázaro França.

Lázaro explica que não é possível afirmar a quantidade de casos do tipo 4 já existente, "pois apenas alguns pacientes foram isolados". "É possível que todos os casos registrados neste ano sejam do tipo 4", alerta.

O vírus tipo 4 da dengue não circulava no Rio Grande do Norte há 31 anos, desde 1981, e o seu retorno representa um enorme risco de epidemia da doença. O motivo é que a grande parte da população está suscetível ao novo vírus, "A população está mais protegida aos sorotipos 1, 2 e 3, mais comuns nos últimos anos", explica a coordenadora do Departamento de Vigilância à Saúde de Mossoró, Alany Medeiros.

Até o último dia 2 de abril deste ano, já haviam sido confirmados 106 casos de dengue em Mossoró, além de outros 749 notificados com suspeita. "A previsão é de epidemia da doença", adianta Lázaro França.

O infectologista do Hospital Rodolfo Fernandes, Alfredo Passalaqcua, reforça que os casos de dengue tipo 4 só confirma o que já era esperado, que era a circulação do novo vírus. Passalaqcua reitera que o número de casos tende a aumentar, mas não confirma expectativa para uma epidemia.

A boa notícia é que, segundo o infectologista, o vírus tipo 4 não é tão perigoso. "Trata-se de um vírus com a mesma letalidade do tipo 3, explica, acrescentando que o vírus tipo 2 é o que tem mais ligação com casos de dengue hemorrágica. Alany acrescenta que o sorotipo 4 apresenta os mesmos sintomas dos demais sorotipos, "embora com mais força".

Passalacqua orienta que o médico deve ser procurado aos primeiros sintomas de febre, dor no corpo, vômito, entre outros. "Também é preciso que a notificação da dengue seja feita na unidade básica ou unidade de pronto atendimento, o que não acontece normalmente e prejudica a estratégia de combate ao mosquito", conclui.

Dengue será combatida nas ruas, casas e escolas

Para combater o mosquito da dengue, o Departamento de Vigilância à Saúde está recorrendo a parcerias com várias secretarias municipais de Mossoró. O objetivo é estar presente em todos os lugares. Uma das medidas é a caravana contra a dengue realizada em vários bairros (na próxima sexta-feira, 13, será no Bom Jardim), quando entulhos e objetos que podem ser criadouros do mosquito Aedes aegypti são eliminados.

Atividades também serão realizadas nas escolas, através do Programa Saúde na Escola, nas unidades básicas de saúde e, claro, nas residências por meio dos agentes de endemias. "A estratégia de combate ao mosquito está presente em toda a cidade, mas não devemos esquecer que a população tem um papel fundamental tomando os cuidados com os recipientes utilizados para acumular água", atentou Alany Medeiros.
 
 
 
FONTE: Taboleiro Grande News

Nenhum comentário:

Postar um comentário