segunda-feira, 28 de maio de 2012

MORRE JOAQUIM ÚRSULA, O SONHADOR POLÍTICO.

Faleceu no início da noite de ontem (27) em Natal/RN, o odontólogo e político seridoense de São João do Sabugí/RN, Joaquim Úrsula. Ele tinha 73 anos e faleceu vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ele estava internado na Policlínica na capital do estado e vinha enfrentando um câncer.


Joaquim Úrsula, sempre foi ligado politicamente ao ex-governador Aluisio Alves e foi candidato a prefeito de São João do Sabugi/RN e a deputado estadual. No auge da disputa entre aluisistas e dinartistas, Joaquim Úrsula foi candidato a prefeito em 1978 pelo então MDB. Perdeu a eleição por apenas um voto de maioria para Agostinho Brito, pai do atual vice-prefeito, Vivarte Brito (Dr. Negão). Na época, a derrota causou uma grande comoção entre os simpatizantes de Joaquim Úrsula.


Joaquim Úrsula também foi candidato a deputado estadual mas, não obteve êxito, mas ficou conhecido no estado pelo seu slogam adotado na campanha política: "Não vote em branco, vote no preto". Mesmo sendo aluisista fanático, Joaquim Úrsula se afastou do grupo do PMDB (Diriu Gorgônio e Anibal Pereira) devido a interesses contrariados na política e se aliou ao grupo adversário (Família Galvão), mas logo a seguir, fixou residência em Natal e por muitos anos, foi auxiliar direto do ex-governador Aluizio Alves. Grande orador que empolgava as multidões durante comícios e passeatas, Joaquim Úrsula foi antes de tudo um sonhador político, mas deixou um legado de muita retidão e de fidelidade política aos seus ideais.



O corpo de Joaquim Úrsula está sendo velado até ás 9 horas no Centro de Velório Morada da Paz em Natal e depois segue para São João do Sabugi. O sepultamento ocorrerá no final da tarde de hoje, após missa na Igreja de São João Batista.

Fonte: Blog Luciano Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário