segunda-feira, 4 de junho de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECOMENDA A PREFEITOS DE MUNICÍPIOS CASTIGADOS PELA SECA A NÃO FAZEREM DESPESAS COM FESTAS.

Uma recomendação conjunta assinada pelo Ministério Público Federal, e Estadual, Tribunal de Contas e a Procuradoria Regional Eleitoral alerta: prefeitos dos 139 municípios em situação de emergência devem se abster de realizar despesas com festas, incluindo a contratação de artistas, serviços de “buffets” e montagens de estruturas para eventos. 


De acordo com a determinação, quem desobedecer estará sujeito à atuação dos órgãos envolvidos, como pedido de sustação de atos e contratos, além de procedimentos administrativos, suspensão do recebimento de novos recursos e pagamento de multa pelo gestor.


O documento destaca que constitui ato de improbidade que causa prejuízo ao erário “qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres pertencentes a entidades públicas”. Além disso, a recomendação pontua que a prática e a experiência demonstram que a realização de festas e eventos em ano eleitoral costumeiramente é desvirtuada, passando a ser utilizada com fins eleitoreiros.


Na recomendação, procuradores e promotores denunciam gestores que decretaram situação de emergência e não vem cumprindo as obrigações legais de prestar informações ao Sistema Integrado de Auditoria Informatizada. Trata-se do programa informatizado desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte para possibilitar o acompanhamento e controle sobre a execução orçamentária e financeira dos entes públicos.







Fonte: Blog Luciano Vale

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