quarta-feira, 27 de junho de 2012

O CENTENÁRIO DO REI DO BAIÃO.







Téta Barbosa
Tem o rei do brega, do pop, do futebol, tem até o rei da coxinha (quem já passou por Gravatá, conhece), mas é para o rei do baião que a gente tira o chapéu esse ano. Luiz Gonzaga, seu Lua, completaria cem anos do seu nascimento justamente no ano que disseram que o mundo iria se acabar.
- O mundo acabou não, seu moço. A gente é que vai se acabar de dançar no salão!
Porque, para comemorar o centenário do rei do baião, só mesmo com muita música. Música e estilo, sim senhor, porque o cara se apresentava com gibão de couro, óculos Ray Ban e sanfona, fazendo a linha Elvis Presley tupiniquim.
E foi Gonzagão que, vestido com roupa de vaqueiro, puxou o fole da sanfona e disse:
“Eu vou mostrar pra vocês
Como se dança o baião
E quem quiser aprender
É favor prestar atenção”
E saiu pelo mundo afora divulgando a cultura nordestina. Cantou a seca, o amor, o Sertão, os boiadeiros, os retirantes e a folia de São João. Cantou não só o Nordeste, mas o país. O Brasil dos esquecidos e dos explorados.
Nascido numa sexta-feira 13, na zona rural do Sertão pernambucano, Gonzaga foi soldado e cantor de rádio, mas foi com o baião que ganhou o mundo. O baião e a composição do hino oficial sertanejo: Asa Branca. Até mesmo, disse ele, o Columba Picazuro, um tipo de pombo típico da região, asa branca para os íntimos, não agüentou a seca do Sertão e bateu suas asas para longe. Era o lado político de Seu Lua.
“Asa Branca é um protesto que fiz. Um protestozinho cristão, puramente nosso. Protesto perigoso é aquele importado, de agitação. Asa Branca não é isso”, disse o rei do baião em reportagem à Folha de São Paulo, lá pelos idos de 1978. E desde lá, quando o assunto é seca, a gente continua se perguntando: “porque tamanha judiação?”.
Hoje, troco minhas palavras, pelas de Luiz Lua Gonzaga:
“Quando “oiei” a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu,
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de “prantação”
Por farta d’água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão
Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
“Intonce” eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração
Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão
Quando o verde dos teus “óio”
Se “espaiar” na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração.



Fonte: Bar de Ferreirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário