segunda-feira, 19 de março de 2012

RELIGIOSOS REÚNEM DOCUMENTOS PARA BEATIFICAÇÃO DE FREI DAMIÃO, EM PE.

Há nove anos foi iniciado o processo de beatificação de Frei Damião. Nesse período, os capuchinhos reuniram documentos e depoimentos para provar que ele praticava a fé cristã. A previsão é de que, ainda neste semestre, a documentação siga para o Vaticano, para ser submetida ao processo.Frei Damião, que nasceu em Bozzano, na província de Lucca, na Itália, se dedicou às santas missões durante 66 anos no Brasil.

Frei Jociel se dedica à causa da beatificação de Frei Damião. Desde outubro de 2003, ele reúne documentos escritos deixados pelo religioso e testemunhos de pessoas que conviveram com ele. O objetivo é provar que ele praticava e pregava todas as virtudes cristãs, o que é a primeira parte do processo, chamada de fase diocesana.

A segunda etapa, chamada de fase vaticana, deve começar entre os meses de junho e julho. Frei Jociel, que faz o papel de advogado de Frei Damião, vai à Roma para entregar todo o material à congregação da Casa dos Santos. “Toda essa documentação será avaliada por uma comissão do Vaticano, e eles dizem que em torno de dois anos nos darão um resposta, reconhecendo as virtudes heróicas do frei, no caso a fé, esperança e caridade. E também o resultado do estudo sobre o possível milagre realizado por interseção do Frei Damião”, contou.

Por onde andava, o religioso reunia milhares de fiéis que queriam ouvir suas palavras de amor e fé, ou simplesmente chegar perto. “Era uma pessoa muito boa, amável. Sempre acolhia muito bem as pessoas. Muitas vezes elas queriam tocá-lo, senti-lo de perto. Uma bondade que fazia escutar muito as pessoas”, comentou Frei Jociel.


Josefa Monteiro se considera uma mulher privilegiada. Quando era criança, foi abençoada por Frei Damião a pedido da mãe, que estava preocupada com as frequentes crises de asma que ela tinha. Hoje, Josefa é evangélica. Mas, mesmo sem frequentar a Igreja Católica, tem um carinho especial pelo religioso. “Eu sou grata a Deus de todo meu coração pela vida de bênçãos e trabalho de Frei Damião aqui na Terra”, contou.

Apresentação solidária

Neste sábado (17), o cantor Fagner faz um show no Chevrolet Hall, em Olinda, para ajudar nas despesas de beatificação de Frei Damião. O evento começa às 22h, e os ingressos custam R$ 40.



Fonte: Taboleiro Grande News

Nenhum comentário:

Postar um comentário